Anúncio

Aprenda como cultivar pitaya no quintal e desfrutar de todos seus benefícios

Desmistifique o cultivo dessa fruta e veja como é fácil

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


A pitaya ou fruta dragão, é uma fruta ovoide, que pode ter a polpa branca ou vermelha. Em se tratando das cascas, pode variar entre rosa claro, avermelhado e, até mesmo, amarela. Isso, além de novas variedades que surgem com os cruzamentos. Mas, independente de qual seja a variedade, a técnica de como cultivar pitaya no quintal é semelhante. Portanto, hoje, 04 de março, o Casa e Agro, do Tecnonoticias, te mostra o passo a passo.

Continua depois da publicidade

A pitaya virou a sensação do momento não apenas pelo seu sabor delicado, levemente floral e muito aguado, que às vezes lembra um pouco o pepino, mas também por seus benefícios. Ao se tratar de valor nutricional, a fruta merece uma coroa de honras. Portanto, aprenda como cultivar pitaya no quintal de casa e usufrua dos benefícios, sabor e beleza da fruta.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Aprenda a fazer uma horta em cano de pvc vertical e veja como é fácil colher verduras fresquinhas em casa com essa ideia genial

Continua depois da publicidade

Como cultivar pitaya no quintal de casa 

Se você é daqueles que vive buscando uma fruta exótica, bonita, saborosa e saudável para compor o pomar de casa, a pitaya é uma escolha certa. Com sua aparência peculiar e de cultivo relativamente fácil, ela fará muito sucesso. Agora, vamos ao cultivo da planta que, inicialmente, consiste em 2 etapas.

1.Fazer a muda de pitaya

Para iniciar o cultivo de pitaya no quintal de casa, o primeiro passo é a formação da muda. Para isso, faça um saco para germinação contendo solo arenoso. Em seguida, espalhe algumas sementes lavadas da pitaya.

Feito isso, regue o local todos os dias e a germinação deve ocorrer em até 12 dias. Contudo, lembre-se de não deixar o local encharcado. Quando surgirem as mudinhas, passe a regá-las 3 vezes na semana, evitando, assim, que suas raízes apodreçam. Elas estarão prontas para o plantio definitivo em mais ou menos 5 meses.

Veja, ainda: Descubra os motivos pelos quais o suco de maçã com aveia faz tanto sucesso na dieta; conheça os benefícios e a receita

Como cultivar pitaya no quintal (Reprodução Canva Pro)
Como cultivar pitaya no quintal (Reprodução Canva Pro)

2.Plantio definitivo

Com sua muda em mãos, o próximo passo para cultivar pitaya no quintal é fazer o plantio definitivo. Então, escolha um local com solo fértil e boa iluminação. Em seguida, faça um buraco de mais ou menos 40 cm e jogue areia e cascalho no fundo. Isso facilitará o escoamento da água.

Com a cova pronta, é só plantar a muda de pitaya normalmente. Contudo, lembre-se de colocar uma estaca no local, para conduzir o crescimento da planta. Nos primeiros 30 dias após o plantio permanente, a muda de pitaya deve ser regada diariamente, de preferência pela manhã. Nesse espaço de tempo deve ocorrer o brotamento. Quando isso acontecer, comece a regar em dias alternados.

Seguindo essa forma de plantio, a produção de frutos se iniciará após o terceiro ano. Contudo, essa planta pode dar frutos por até 30 anos. Sendo assim, vale muito a pena saber como cultivar pitaya no quintal de casa, pois a fartura será garantida por muito tempo.

Portanto, veja: Por que a conserva de pimenta no azeite está entre os alimentos mais benéficos para a saúde? Venha conferir e aprender a fazer em casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More