Anúncio

Aprenda como fazer adubo orgânico com dejeto de animais: o melhor esterco para sua planta explodir em flores

A sua plantação ficará nutrida e cheia de vida

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Para quem quer ter uma horta ou jardim de tirar o fôlego, a recomendação é o adubo orgânico. Sim, este é o grande segredo daquelas flores lindas e folhas brilhantes. Portanto, hoje, dia 22 de janeiro, o  Casa & Agro, do Tecnonoticias  vai te ensinar como fazer e como usar este produto em suas plantas.

Continua depois da publicidade

A produção de adubo orgânico é simples e barata, mas é fundamental para as plantações. Contudo, é preciso alguns cuidados antes de fazer a adubagem. Em outras palavras, é necessário que o material tenha passado por todo processo de limpeza. Caso contrário, o resultado será muito diferente do esperado.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Cultivo de cogumelos comestíveis: saiba como fazer isso em casa facilmente

Continua depois da publicidade

Como fazer adubo orgânico em 5 passos

Muitas pessoas têm o hábito de colocar o esterco nos vasos assim que é produzido pelo animal. Porém, saiba que isso não é recomendado, pois o dejeto que não foi “curado” pode queimar as folhas e matar as raízes das plantas. Assim, de uma forma geral, o esterco tem que ser exposto ao sol durante um período.

adubo orgânico com dejeto de animais
Adubo orgânico com dejeto de animais (Reprodução Canva Pro)

1.Onde comprar o esterco

A maioria das floriculturas vendem o estrume de vaca. Mas, produtores de leite e carne também costumam vender o produto em mercados municipais e feirinhas. Assim, se você mora perto de fazendas, fica tudo mais fácil.

2.Como fazer a compostagem

Primeiramente, defina um local com incidência de sol longe da residência. Em seguida, cerque o lugar, como tela de galinheiro, fazendo um quadrado. Agora, faça várias camadas com o esterco. Posteriormente, borrife cal no estrume, pois isso ajudará no processo de compostagem e espantará as moscas.

Veja Também: Descubra como fazer produto caseiro para limpar piso encardido: essas misturinhas mágicas vão deixar o seu piso brilhando

3.Melhorando a compostagem

Baseando-se na quantidade do composto, coloque aproximadamente 15% de terra em sobre ele. Como resultado, a terra acrescentará microrganismos para ajudar no processo de compostagem. Dessa forma, esta etapa será acelerada e o composto ficará com mais nutrientes.

4.Arejando o adubo

É extremamente necessário arejar as pilhas de estrume. Por isso, sempre vire ou troque-as de lugar durante o processo. Além disso, você pode colocar pedaços de madeira entre as partes para facilitar a entrada de oxigênio.

5.Como saber se o adubo orgânico está pronto

Umas das características de quando o adubo orgânico está pronto, é que ele se quebra ou se esfarela facilmente. Além disso, a ausência do cheiro de urina e esterco fresco são ótimos indicadores. Desse modo, se forem seguidas todas as orientações anteriores, o processo todo não levará mais que 2 semanas. Após isso, use o fertilizante conforme desejar.

Você também pode gostar de: Sapoti: conheça os benefícios dessa fruta exótica e saiba o que acontece se você consumir

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More