Anúncio

Chá de canela com cravo e gengibre: contraindicações e os perigos dessa combinação

Mesmo sendo uma combinação totalmente natural, o chá pode trazer graves consequências

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Chá de canela com cravo e gengibre é um mix consumido por muitas pessoas que querem secar a barriga. A bebida possui esse e outros mil e um benefícios. Mas, e dos malefícios, alguém já ouviu falar? Nesta quinta, 27 de janeiro, o Casa & Agro, do Tecnonotícias, você descobre os efeitos secundários do excesso e quem não pode tomar essa bebida.

Continua depois da publicidade

Essas especiarias, por serem naturais e muito presentes na culinária, levam muitos a pensarem que o seu consumo não possui nenhum efeito adverso. Mas cuidado, pois o chá de canela com cravo e gengibre pode ser muito perigoso em algumas situações.

Continua depois da publicidade

Leia também: Abacaxi com azeite de oliva: veja para que serve e como fazer esse remédio caseiro

Continua depois da publicidade

 

Chá de canela, cravo e gengibre: contraindicações (Reprodução Canva Pro)
Chá de canela, cravo e gengibre: contraindicações (Reprodução Canva Pro)

Contraindicações do chá de canela, cravo e gengibre 

Esses três ingredientes podem fazer mal quando consumidos em dose superior à recomendada. Ademais, existem grupos de pessoas que devem passar longe dessa combinação, como:

Gestantes

Se você não tem certeza de não estar gestante, passe longe do chá. Isso porque, principalmente a canela, tem o poder de provocar contrações uterinas e, assim, levar complicações à gravidez.

Hipertensos

Uma das razões que muitos buscam consumir esse chá é seu efeito de aumentar o metabolismo. Mas, algumas substâncias presentes no chá podem tensionar as paredes dos vasos sanguíneos, o que leva a um aumento da pressão arterial.

Leia mais: Suco de maracujá com a casca: 5 motivos para você nunca mais jogá-las fora

Diabéticos

O risco aqui é para os diabéticos que usam medicamentos para para reduzir o açúcar no sangue. Esse chá, potencializado pelo gengibre, também é capaz de fazer o mesmo. Desse modo, o perigo está na hipoglicemia, que pode levar a desmaios e quedas.

Pessoas com úlcera estomacal

É fato que alguns chá ajudam na manutenção da saúde do sistema gastrointestinal. Contudo, a canela, em especial, presente no mix, prejudica ainda mais a parede do estômago quando ingerida em excesso. Assim, pode dificultar a cicatrização de úlceras e outras lesões no órgão.

Pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes

Aqui, deve-se fazer um alerta muito grande. Na atualidade, aumentou-se o uso de medicamentos anticoagulantes, com isso, aumentou-se também a chance, mesmo sem querer, de combiná-los com chás que exercem a mesma função, de “afinar” o sangue.

Sendo assim, o chá de canela com cravo e gengibre possui esse efeito muito acentuado, sendo, portanto, totalmente proibido para essas pessoas. Essa combinação, inclusive, pode levar a graves complicações e até mesmo à morte.

Mesmo que você não faça parte de algum dos grupos citados acima, a palavra de ordem é moderação. Tudo em excesso faz mal, inclusive produtos naturais. Sendo assim, consulte sempre um médico antes de iniciar a ingestão de chás, especialmente o chá de canela com cravo e gengibre.

Você também pode gostar: Adeus calor! Truque caseiro de colocar gelo no ventilador para refrescar

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More