Como plantar alface na garrafa pet: otimize seu espaço tendo esta hortaliça em vaso reciclado

Aproveite as garrafas que iriam para o lixo para servir de vaso para o cultivo da alface

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Montes Claros, 17 de maio de 2022 – A alface é uma verdura cujo nome científico é Lactuca sativa. Suas folhas são fonte de fibras e elementos antioxidantes, o que proporciona ao corpo diversos benefícios. Por isso, ela torna-se a hortaliça mais procurada no mercado para o incremento na alimentação diária. Dessa maneira, entender como plantar alface na garrafa pet é sinônimo de vantagens, tanto para o seu bolso, quanto para o seu organismo.

Continua depois da publicidade

A hortaliça apresenta diversas cores, tamanhos e se destaca pelo sabor refrescante e agradável. Isso se dá pela grande quantidade de água presente, bem como outros nutrientes, como o potássio. Ademais, apresenta um índice calórico muito baixo e ajuda o sistema imunológico, devido à vitamina A e C. Portanto, se você quer adquirir os benefícios dessa folha e não sabe como, confira a matéria a seguir e aprenda como plantar alface na garrafa pet.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Pinheiro: saiba tudo que precisa sobre seu cultivo no Brasil

Como plantar alface na garrafa pet?

Conforme a colaboradora Paula Rodrigues, em matéria para o site Embrapa, em 18 de abril de 2019, existem diversos tipos de alface: crespa, americana, lisa e roxa. Nesse sentido, basta escolher a melhor opção e iniciar um método de plantio inteligente, utilizando garrafas que seriam descartadas no lixo. Dessa forma, o Almanaque separou algumas formas fazer bom uso desse recipiente e garantir um cultivo de alface de forma econômica e sustentável.

Como plantar alface na garrafa pet (Reprodução Canva Pro)
Como plantar alface na garrafa pet (Reprodução Canva Pro)

Solo

O solo usado para o plantio das mudas é o mesmo da germinação das sementes. Então, faça uma adubação utilizando cascas de vegetais e esterco de boi.  Vale lembrar que tanto os restos de alimento, quanto o esterco deve ser desidratados antes de misturar para evitar contaminação. Além disso, você pode comprar o substrato já pronto, sendo possível encontrar em lojas de produtos agrícolas.

Prepare mudas

O primeiro passo é transformar a semente da alface em pequena muda. Assim, em uma sementeira, coloque terra já adubada. Logo depois, acrescente as sementes, cubra com à terra e deixe germinar até formar mudas. Durante esse processo, busque deixar o solo sempre úmido, sem encharcá-lo. A propósito, pode-se utilizar um copo descartável ou potinho de manteiga como sementeira.

Garrafa pet

Existem diversas formas de utilização da garrafa para plantar vegetais. No entanto, conforme orienta a matéria do site Terra, publicada em 31 de março de 2021, a melhor forma é fazer 4 furtos próximo à tampa (onde passará o barbante) e outros furos no fundo, para que a drenagem funcione no recipiente. Logo após, com uma tesoura, recorte as laterais da garrafa, fazendo duas aberturas, de modo que não se separe em duas partes.

Leia também: Cultivar mostarda: veja como é fácil e ainda aprenda a usufruir dos benefícios da planta

Assim, coloque à terra adubada na parte do fundo e insira a muda. Por fim, passe o barbante pelos furos próximos da tampa e junte os fios com um nó. Fixe a outra extremidade do barbante em um gancho e seu vaso suspenso estará pronto.  Em aproximadamente 60 dias, com crescimento de qualidade, as alfaces já estarão prontas para a colheita. Enfim, agora que você já conhece a técnica de como plantar alface na garrafa pet, basta manter à terra levemente úmida e, em pouco tempo, você terá hortaliças orgânicas em sua casa o ano todo.

Você também pode gostar: Alho em vaso: saiba como ter seu próprio cultivo, mesmo sem espaço no quintal

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais