Como tirar ardor de pimenta das mãos: truques práticos para eliminar a desagradável sensação

Não se desespere, veja como tirar ardor de pimenta das mãos através de truques práticos para aliviar a sensação

Anúncio


Continua depois da publicidade

Vargem Grande Paulista, 15 de maio de 2022, por Beatriz Ojeda – Quase ninguém tem o costume de usar luvas durante a preparação de alimentos, porém há alguns ingredientes que demandariam o seu uso para evitar problemas. Assim, se acabou de entrar em contato com algum ingrediente que causou queimação, veja como tirar ardor de pimenta das mãos.

Continua depois da publicidade

Embora não tenha nenhum risco grave à saúde, ter que lidar com esta sensação pode ser bastante desconfortável. Assim sendo, você aprenderá como tirar ardor de pimenta das mãos seguindo as orientações do Almanaque.

Como tirar ardor de pimenta das mãos

Como tirar ardor de pimenta das mãos: truques práticos para eliminar a desagradável sensação (Foto: Canva Pro)
Como tirar ardor de pimenta das mãos: truques práticos para eliminar a desagradável sensação (Foto: Canva Pro)

Segundo um estudo da Universidade Federal de Goiás há vários métodos que permitem eliminar a sensação de queimação provocada na pele após entrar em contato com pimenta. No entanto, vale a pena ressaltar que, embora desconfortável não causa risco à saúde, apenas se entrar em contato com os olhos, nariz ou boca.

Continua depois da publicidade

Assim, para eliminar esta sensação desagradável comece com o uso de detergente. Acontece que, este produto é capaz de dissolver óleos e permite acabar com uma substância chamada capsaicina presente na pimenta. Logo, esfregue com bastante água e aplicando bastante produto, continue até ficar livre da sensação de queimação.

Por outro lado, uma excelente alternativa para se livrar do incômodo é o  uso de óleo vegetal ou azeite. Assim como no caso especificado anteriormente, basta apenas aplicar uma quantidade considerável. Portanto, encha um recipiente com este ingrediente e mergulhe as mãos durante alguns segundos. Após esse processo, higienize a pele com bastante sabão ou detergente e água corrente.

Por que a pimenta causa ardência nas mãos?

Por último, agora que você já sabe como tirar ardor de pimenta das mãos, talvez queira saber mais sobre o motivo e perigos deste incômodo. Em primeiro lugar, saiba que este problema é causado pela capsaicina, que assim como quando consumimos este ingrediente, também gera ardor quando entra em contato com a pele. Assim que isso acontecer, deverá higienizar as mãos, evitando que entre em contato com olhos e boca e causando problemas maiores.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais