Como preparar a terra para plantar alface: faça sua colheita dar certo com estas dicas infalíveis

Saiba como escolher o local adequado para plantar a hortaliça.

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Montes Claros, 20 de maio de 2022, por Diego Rodrigues- Aprender como preparar à terra para plantar alface é essencial para garantir o seu êxito no cultivo. Por isso, hoje vamos mostrar alguns passos simples para garantir que o solo esteja pronto para receber a planta. Portanto, siga todas as dicas e tenha sucesso absoluto na colheita.

Continua depois da publicidade

Antes de aprender como preparar à terra para plantar alface, é importante escolher um lugar adequado para a sua horta ou jardim. A propósito, o local deve receber sol pleno durante pelo menos seis horas por dia. O solo deve ser fértil, bem drenado e preparado no período certo. A seguir, vamos mostrar como fazer.

Continua depois da publicidade

Como preparar à terra para plantar alface

Visto que tenha escolhido o local, é hora de preparar à terra. Portanto, comece removendo qualquer erva daninha do local e depois retire capim, ou grama, caso haja. Finalmente, adicione um fertilizante ao solo para garantir que a planta receba os nutrientes necessários para crescer. O fertilizante para árvores frutíferas é o mais indicado para o cultivo da alface.

Segundo esta matéria publicada em 5 de março de 2022, por Heloise Moro, no site Folha Go, é recomendável preparar à terra 60 dias antes do plantio. Isso é para que o solo tenha tempo de absorver os nutrientes essenciais para o crescimento da hortaliça. Portanto, o uso de esterco de gado, casca de ovos e de pinus, também é válido.

como preparar a terra para plantar alface- Foto: Canvas Pro
como preparar a terra para plantar alface- Foto: Canvas Pro

Saiba mais: Inseticida caseiro para horta orgânica: faça em 3 minutos e acabe com as pragas do seu canteiro

Como regar a planta

A rega da alface deve ser diária, pelo fato de que a planta necessita ficar exposta ao sol. Entretanto, a irrigação deverá servir apenas para umedecer o solo. Ou seja, não encharque à terra, pois caso contrário, as raízes da planta apodrecerão e a colheita será um fracasso.

Veja também: Como fazer Vanish caseiro concentrado com 4 ingredientes: aprenda esta receita e nunca mais compre um tira manchas

Onde e como plantar a alface?

Após aprender como preparar a terra para plantar alface, você pode optar por cultivar a hortaliça em vaso, ou diretamente no solo. No entanto, para o primeiro caso, o Almanaque recomenda que o vaso tenha no mínimo 15 cm de profundidade. Agora, é só plantar as sementes de alface no solo e regar diariamente. Em poucas semanas, você terá uma bela variedade de alfaces para consumir.

Você também pode gostar: Como fazer uma cabeceira gastando pouco dinheiro e materiais: faça em 3 passos simples

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais