Aprenda como congelar couve-flor da maneira correta e otimize sua rotina na cozinha sem abrir mão da saúde

Aprenda a técnica de branqueamento e se alimente melhor

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Belo Horizonte, 18 de maio de 2022, por Camila Costa – Que tal aprender como congelar couve-flor? Antes de tudo, sabemos que a maioria das pessoas leva uma vida com ritmo acelerado. Por isso, algumas tarefas domésticas acabam sendo deixadas de lado por falta de tempo. Por exemplo, deixamos de nos alimentar bem e optamos por refeições rápidas.

Continua depois da publicidade

Isso porque não conseguimos separar um horário todos os dias para preparar as refeições. Contudo, algumas técnicas podem resolver esse problema. Logo, aprender como congelar couve-flor pode dar mais sabor aos seus pratos e mais saúde para o seu corpo. Logo, é o que você aprenderá aqui no Almanaque.

Continua depois da publicidade

Você também pode gostar de: Sem muito dinheiro para plantação: Descubra hoje quais são as flores mais baratas para cultivar

Aprenda como congelar couve-flor da maneira correta e otimize sua rotina na cozinha sem abrir mão da saúde - Reprodução: Canva
Aprenda como congelar couve-flor da maneira correta e otimize sua rotina na cozinha sem abrir mão da saúde – Reprodução: Canva

Qual o melhor jeito de congelar couve-flor?

De acordo com artigo do site UOL Viva Bem, escrito por Daniel Navas e publicado em 06 de novembro de 2018, o truque de congelamento da couve-flor e de outros vegetais é chamado de branqueamento. Agora, continue a leitura e aprenda a aplicar o truque, passo a passo. Antes de mais nada, você precisará de:

  • Couve-flor;
  • Água fervente;
  • Sal a gosto;
  • Uma tigela grande com água e gelo.

Como branquear couve-flor

Primeiramente, lave e corte a couve-flor como de costume. Deixe que os pedaços fiquem em tamanhos semelhantes. Em seguida, na panela com água fervente, acrescente o sal. Esse truque, além de realçar o sabor do vegetal ainda aumenta o ponto de ebulição da água. Dessa maneira, você terá um cozimento mais rápido e eficiente.

Aprenda mais: Cultivar mostarda: veja como é fácil e ainda aprenda a usufruir dos benefícios da planta

Acrescente, então, a couve e comece a contar o tempo do branqueamento logo quanto a água voltar a ferver. Durante o cozimento, separe uma tigela com água e cubos de gelo. Em seguida, cozinhe os alimentos por cerca de dois minutos. Note que a hortaliça estará com textura firme e cor mais viva.

Agora, retire a couve-flor da panela e coloque-a imediatamente na água gelada. Esse processo interromperá o cozimento. Depois de 30 segundos, retire-a da água gelada e escorra-a. Por fim, coloque os pedaços da couve, porcionados, em um saco plástico e leve-os ao congelador.

Dica bônus

Para aplicar o branqueamento do jeito certo e aprender como congelar couve-flor, evite cozinhar o vegetal por mais de dois minutos, afinal, ele ficará com aspecto amolecido e perderá a cor e seus nutrientes. Além disso, use bastante água para ferver a couve, cobrindo todas as suas partes de maneira igual.

Leia antes de sair: Para que serve limpador multiuso? Onde utilizá-lo e como tirar proveito este produto

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais