Você sabe para que serve o chá de sene? Descubra os benefícios dessa planta

Saiba como preparar chá de sene e se beneficiar de seus efeitos

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

São Paulo, 21 de maio de 2022, por Arlete Santos- A folha de sene, também conhecida como Sena, é uma planta medicinal, muito utilizada no Brasil para tratar diversos problemas, especialmente os digestivos e intestinais. Se você quer saber para que serve o chá de sene, leia este artigo até o final e descubra os benefícios dele.

Continua depois da publicidade

Hoje, você vai aprender aqui, para que serve o chá de sene, as propriedades dessa planta e como utilizá-la em seu benefício. A propósito, alternativas de remédios caseiros e chás naturais cada vez mais estão sendo procuradas pelas pessoas, e isso é muito positivo, pois protegem o seu corpo dos elementos químicos presentes  nos remédios industrializados.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quer aquecer o seu corpo nesse inverno: Aprenda como fazer um quentão que te ajuda a prevenir resfriado

Afinal, para que serve o chá de sene?

Para que serve chá de sene-Reprodução Canva
Para que serve chá de sene-Reprodução Canva

O chá de sene é feito a partir da folha da Senna alexandrina, a saber, você pode fazer o chá tanto da folha in natura, como das folhas desidratadas. A propósito, você encontra facilmente as folhas desidratadas, em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Esse chá, possui propriedades muito importantes para o intestino no tratamento da prisão de ventre. Isso, porque ele possui forte efeito laxante e purgante. Portanto, se você sofre com prisão de ventre, hoje você irá se beneficiar com as dicas que o Almanaque traz sobre o chá de sene, nesta matéria.

O chá de sene, além de laxante e purgante, trata problemas gastrointestinais, é um excelente vermífugo, e imbatível para tratar problemas gastrointestinais, inclusive a prisão de ventre. Suas propriedades permitem que as fezes fiquem mais moles, ajudando a diminuir o desconforto no momento da defecação em pessoas com fissura anal e hemorroidas.

Veja também: Chá de louro com limão: conheça os benefícios dessa infusão e comece a consumir imediatamente

Como fazer o chá: maneira correta de usar

Mesmo com todos os benefícios que esse chá oferece, o ideal é que você consuma com cautela e preferencialmente sob orientação médica. Isso porque, o seu uso constante, causa alterações da microbiota intestinal, cólicas muito intensas e até uma predisposição para o câncer do colo retal.

Conforme a matéria do Blog Brasil Escola, escrita ao Site UOL , esse chá não é recomendado a mulheres gestantes, no período menstrual, lactantes e crianças menores de dois anos. Sobretudo, o chá de sene pode causar aborto e cólicas menstruais.

Para o preparo do chá, prefira as folhas verdes, utilize de 1 a 2 colheres de sopa de sene e 250 ml de água fervente. Em seguida, coloque a erva em um recipiente, acrescente a água e deixe repousar por 5 minutos. Coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

Todavia, lembre-se, que você só deve tomar esse chá, enquanto durarem os sintomas da prisão de ventre, ou no máximo por 3 dias consecutivos. Se você gostou de saber para que serve chá de sene, compartilhe então essa matéria com outras pessoas.

Veja também: Limpeza do sofá: misturinha caseira e passo a passo para um móvel impecável

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais