Quer incluir vagem na alimentação, mas não sabe como? Veja essa receita agora

Vagem refogada - Fonte: Canva
Vagem refogada - Fonte: Canva

Nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, na sessão Robson Lemes, do TecnoNotícias, apresentaremos uma receita simples e fácil de vagem refogada para ser adicionada no almoço ou jantar.

A vagem nada mais é do que o feijão colhido ainda verde e ela pode parecer um alimento básico típico. No entanto, o que você pode não estar ciente são os benefícios para a saúde que as vagens têm a oferecer.

Elas podem reduzir o risco de doenças cardíacas, como também ajudam a controlar o diabetes, fornecer melhoria ao sistema imunológico e contribuir para a eliminação de radicais livres nocivos.

Contudo, os nutricionistas indicam que as vagens possuem baixos níveis de colesterol. O teor de fibra pode ser alto e esses grãos também fornecem algumas das necessidades diárias de proteína. Além disso, o feijão verde pode ser uma boa fonte de cálcio, silício, ferro, manganês, potássio e cobre, ou seja, tem muitos minerais!

Comer a vagem refogada é a melhor forma de obter todos os nutrientes desse alimento, sendo assim hoje vou te ensinar a preparar uma deliciosa vagem refogada. É divina, no final me diz o que achou, vamos lá.

Leia mais: esse macarrão de forno recheado com presunto e queijo é melhor que lasanha
Ingredientes

500g de vagem picada;
2 colheres de sopa de óleo;
1 cebola pequena picada;
1 dente de alho triturado;
Pimentão picado;
1/2 pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes;
Sal a gosto;
Água quente o necessário;
Cheiro verde a gosto.

Confira: o melhor frango assado no forno super fácil
Modo de preparo
Quer incluir vagem na alimentação mas não sabe como? Veja essa receita agora! - Fonte: Canva Quer incluir vagem na alimentação mas não sabe como? Veja essa receita agora! – Fonte: Canva

Primeiramente, higienize as vagens como de costume. Após isso, retire as pontas dos dois lados e corte-as bem picadinha em rodelas;
Adicione óleo numa panela e coloque o alho, cebola, pimentões, pimenta dedo-de-moça e mexa por 2 minutos;
Após isso, coloque as vagens picadas, sal a gosto e mexa até homogeneizar. Baixe o fogo e deixe cozinhar no vapor, mexendo vez ou outra;
Coloque um pouco de água se você notar que está secando. Quando perceber que a vagem está amolecida coloque o cheiro verde e mexa mais um pouco;
Desligue o fogo, a vagem está pronta e refogadinha;
O tempo total de cozimento é de 10 minutos em fogo baixo.

Além de terem um preparo prático, as vagens possuem poucas calorias, contêm muitos nutrientes importantes que proporcionam vários benefícios à saúde, como citado acima. Vale ressaltar que as leguminosas (família a que as vagens pertencem) estão cheias de antioxidantes, flavonóides, quercetina e kaempferol.

Tais antioxidantes combatem os radicais livres no corpo, ajudando a reduzir os danos às células e podem contribuir para a diminuir o risco de certas condições de saúde. Por fim, as vagens podem atuar como uma fonte fácil de adquirir vitaminas como vitaminas A, C, K, B6 e ácido fólico.

Veja também: 7 motivos para comer tomate mesmo se você não gostar