Com três anos de experiência no mercado, já trabalhei para três sites como redatora e revisora. Também participei d...

Jambo contém ações antioxidantes e anti-inflamatórias; veja todos os benefícios da fruta

O jambo é muito útil para problemas comuns de saúde, portanto, se torna uma joia na alimentação saudável.

Top Stories Sandálias que toda mulher precisa ter na coleção; veja a lista completa

Em geral, pessoas que moram em zonas rurais cresceram tendo o jambo como uma das frutas de sua alimentação diária. No entanto, em contrapartida, há aqueles que nunca viram esta fruta e mal sabem dos seus benefícios. Portanto, neste sábado (15) a equipe de hortaliças do Tecno Notícias mostra como o jambo pode fazer bem ao organismo, limpando as toxinas e deixando-o funcionando ainda melhor.

O jambo faz parte da família a qual pertence frutas como a jabuticaba, o jamelão, a goiaba e a pitanga, bem como árvores como o eucalipto. Desta forma, assim como estes frutos, o jambeiro está presente em muitos quintais brasileiros, mas quando encontrados em supermercados e feiras, seu valor não é tão acessível por serem produtos de alto padrão, apesar de comuns.

Conheça também: Valor econômico da macadamia aumenta com versatilidade culinária; entenda

Jambo: o que tem de especial numa fruta tão comum?

jambo (1)
Jambo/Fonte: Pixabay

Como já dito, o jambo se torna uma fruta comum apenas para quem cresceu tendo contato direto com a árvore. Isso porque para quem habita as zonas urbanas, ele pode não ser tão acessível quanto. Um fruto de origem asiática, possui muitas espécies. Dentre elas, as mais comuns são o rosa, verde e vermelho. Quando introduzida no Brasil, sua árvore ganhou destaque nas regiões norte e nordeste do país, pois ela se acostuma com clima subtropical.

Antes de continuar, vale destacar que não se pode confundir o jambo com o jambu que, por sua vez, é uma erva paraense que causa dormência na boca. A fruta da qual está se falando possui benefícios distintos, dentre os quais ressalta-se as ações antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora.

Saiba mais: Jujuba chinesa: fruta cultivada há mais 4 mil anos ganha destaque no país

O jambo tem muitas propriedades benéficas à saúde, incluindo muitas proteínas, ferro e fósforo. Além disso, ele também contém vitaminas A, B1 e B2. Destas, destaca-se o beta caroteno, tiamina e riboflavina, respectivamente. Nesse ínterim, os compostos analgésicos desta fruta são úteis na África Subsaariana para fins medicinais, como a diminuição da percepção de dor até que a ferida esteja curada.

Ainda na região africana, a acetona e os extratos aquosos contidos no jambo pertencem a estudos importantes sobre o tratamento de atividades microbianas. Ou seja, este fruto possui minerais que cuidam de problemas deste tipo. Em conclusão, ele também previne e combate doenças crônicas não transmissíveis. Dentre elas estão o câncer, diabetes, problemas cardiovasculares, etc.

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade e Cookies