Groselha: onde encontrar, como comer e propriedades da fruta

groselha - fruta
Groselha/Fonte: Pixabay

Groselha é uma fruta muito mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos. Seu sabor está eternizado nos xaropes e nas geleias. Mas já se perguntou qual a importância dela na alimentação? Nesta quarta-feira (10), descubra quais as formas de consumi-la, onde encontrá-la e quais são as suas propriedades.

Caso queira saber mais informações, curiosidades e dicas sobre frutas, verduras e legumes, basta visitar a nossa página de hortaliças. Nela, você pode encontrar conteúdos como o que está lendo e como o que está abaixo. Aproveite!

Encontre na página: Morango não é fruta? Entenda verdades sobre o alimento
Produção e consumo: onde está a groselha no Brasil?
groselha - fruta Groselha/Fonte: Pixabay

Conhecida pela comunidade científica como Ribes Rubrum, a groselha faz parte do grupo das bagas. Portanto, sabe-se que ela é a baga da groselheira. Seu cultivo acontece principalmente em ambientes cujo solo esteja bem drenado. Seu tipo pertence a climas temperados. No entanto, ela se adapta em clima subtropicais e tropicais.

Por ser uma fruta de climas temperados, o cultivo da groselha no Brasil está concentrado nos estados da região sul. Vale destacar que o país é considerado o 4° maior produtor da fruta no ranking mundial desde 2013. As raízes da groselheira se desenvolvem no decorrer de todo ano, mas o cultivo é feito no final do outono. Atualmente, são produzidas 3 milhões de toneladas de groselhas por ano.

Em contrapartida, o consumo da fruta no país está concentrado mais em corantes artificiais, xaropes e refrescos do que in natura. De acordo com pesquisas, o motivo pode ser a pouca demanda e os preços que são dados a ela. Portanto, os destaques de maior consumo da groselha no país estão nas regiões sul e sudeste.

Veja ainda: Banana: conheça 3 formas diferentes de inovar na hora de servir a fruta
Onde encontrar, como consumir e benefícios da fruta
A groselha faz parte do grupo das frutas vermelhas. Assim sendo, ela é muito rica em vitamina C, potássio, caroteno, ferro, fósforo e magnésio. Além do mais, ela ainda possui ação antioxidante. Geralmente, ela pode ser encontrada em lojas de produtos orgânicos, ou feiras de bairro. Da mesma forma, alguns mercados podem mantê-la na prateleira de frutos especiais. Há sites na web, especializados em comércio alimentício, que também podem oferecer a fruta.

Para consumir a fruta e aproveitar o máximo de suas propriedades, o ideal é que se faça o processo in natura. No entanto, existem possibilidades de converter a groselha em refrescos, picolés e sorvetes, refrigerantes, geleias, doces e muito mais. As ações dela no corpo são perfeitas para cuidar dos cabelos e da pele, além de conter mais vitamina C do que a própria laranja. E então, já comeu groselha hoje?