Feijão-borboleta: a cor azul nos alimentos

veja como colorir naturalmente a comida

Anúncio


Hoje, dia 24 de janeiro de 2022, na sessão Robson Lemes do Tecno Notícias, falaremos sobre o feijão-borboleta. Quais os benefícios dessa PANCs, como reconhecer a “fada azul” e criar bebidas e comidas.

Continua depois da publicidade

Esse feijão vem se tornando popular, contudo não pelos seus grãos e sim por suas flores. A primeira vista as flores de tons azul e suavemente lilás são bonitas como qualquer outra vagem. Frequentemente visto em praças e jardins por ser uma linda trepadeira, passou muito despercebida na gastronomia.

  • O feijão-borboleta apesar de ser asiático é PANCs no Brasil.
  • Seu nome científico é: Clitoria ternatea.
  • Nomes populares: fada-azul, feijão-fada-azul, cunhã e ervilha-borboleta.

Encontrar a clitória nas ruas é bem comum, ao passo que é igualmente vista no campo. Planta forrageira, de adubação verde. Por outro lado, o consumo das vagens é incomum, pois tem grãos muito pequenos. O que chama atenção e faz com que se torne popular é a capacidade tintória das flores.

Continua depois da publicidade
Feijão-borboleta na palma da mão
Feijão-borboleta – Foto: Isabel Rose

Como plantar feijão-borboleta

Relacionados

Descubra como fazer feijão preto rápido e fácil!

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar por sementes, ou comprar, ou sachê de grãos, ou coletar das vagens na trepadeira. E por último adquirir mudas em floriculturas e plantar no vaso ou no chão. Usar terra comum, logo esse feijão é mais um fixador de nitrogênio que aduba o solo.

Bebida Azul

Ao ferver água com as flores frescas ou desidratadas, produzirá um chá de tom azul bem forte. Feito isso ao adicionar poucas gotas de limão a cor muda instantaneamente para lilás rosado.

Esse chá de tom azul ou lilás, facilita fazer sucos e outras bebidas coloridas. Logo é atualmente uma das PANCs mais queridas no Brasil. Todavia a cor é extraída apenas das flores.

Na medicina natural chinesa é tida como calmante. Para encontrar as flores no comércio basta procurar em lojas de produtos naturais. Também vista em feiras de orgânicos e claro em jardins.

  • De sabor suavemente adocicado e leve, não interfere na produção de nenhum prato ou bebida.
  • Fica ótimo com frutas frescas ou secas, ervas e bebidas alcoólicas.
  • Auxilia no alívio de dores de cabeça, estresse e ansiedade.
  • Perfeita para colorir arroz, doces, caldos, macarrão e qualquer massa.

Carregando comentários aguarde...
...
...