Ervilha é proteína ou carboidrato? Veja porque consumir e seus poderosos nutrientes

Ervilha - Fonte: Canva
Ervilha - Fonte: Canva

Nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, na sessão Robson Lemes do Tecnoticias, apresentaremos a ervilha, seus benefícios para saúde e, porque você deve consumir hoje mesmo!

É uma leguminosa popular em todo mundo, bastante nutritivo é rico em fibras e oxidantes, além de serem baixo valor calórico.

Normalmente encontramos a ervilha enlatadamente em mercados e a verde é a mais comum.

Contudo, existem vários tipos de ervilhas e são elas: ervilhas verdes, essas são a mais comum aqui no Brasil, ervilhas de neve, ervilhas de olhos pretos e ervilha-de-pombo.

Em geral, elas possuem seus valores de nutrientes bem semelhantes, variando apenas seus tamanho e a forma que foi cultiva, como também! Esses e outros fatores fazem com que cada uma possua seus números de nutrientes.

Leia: amendoim salgado engorda? Quais seus benefícios? descubra!
A ervilha é proteína ou carboidrato? Qual ela possui mais?
Primeiramente, ela possui os dois nutrientes, em média 168 gramas de ervilhas fornece 39 gramas de carboidratos e 11,4 gramas de proteínas.

Porém, são isentas de gorduras, praticamente o organismo não identifica na digestão.

Com 4 gramas de fibras e baixo índice glicêmico, se comparar com outros vegetais.

Veja uma pequena tabela nutricional referente a 168 gramas de ervilha:

Calorias: 203kcal
Proteína: 11,4 g
Carboidratos: 39g
Fibra dietética: 11,3 g
Gordura: 0,6 g

Motivos para você consumir mais ervilha
Ervilha é proteína ou carboidrato? Veja porque consumir e seus poderosos nutrientes! Fonte: Canva Ervilha é proteína ou carboidrato? Veja porque consumir e seus poderosos nutrientes! Fonte: Canva

A propósito, se a ervilha ainda não faz parte de suas compras no mercado, aqui vai alguns motivos para você adiciona-la as suas comprar, garanto que não vai se arrepender.

Confira também: Estratégia revelada de como ganhar 5 kg de massa muscular em 1 mês!
Saúde do coração
Aliás, as fibras, possui potássio e folato. Todos em conjunto fornecem melhoramentos da saúde cardiovasculares. Além disso, contém um baixo nível de sódio, evitando possíveis problemas de pressão arterial.
Melhora o intestino
Estudos afirmam que as proteínas aumentam o crescimento de bactérias saudáveis, em especial a lactobacilli e bitidobacteria.

Juntamente, seu sistema imunológico fortalece e o trato digestivo melhora seu desempenho.
Emagrecimento
A ervilha é adicionada em cardápios low carb e dietas de baixa calorias, por seu baixo valor calórico.

Sua alta quantidade de fibras ajudará a se sentir mais satisfeito por mias tempo. Assim, facilita seguir um plano alimentar, visto que se come menos quando o objetivo é perder peso.
Mantém o nível de sangue normal
Além disso, seu baixo índice glicêmico faz com que, mesmo após consumir uma quantidade, considerável de ervilha em sua refeição, não suba rapidamente o nível de açúcar do sangue.

Sendo assim, também é um ótimo alimento para pessoas com risco de diabetes.

Veja mais: como fazer quiabo refogado? veja essa deliciosa receitinha