Redatora e Revisora - Com três anos de experiência no mercado, já escreveu para 3 sites diferentes. Atualmente escrev...

Da África ao Brasil, dendê pode ser até biocombustível; entenda

Além de servir bem nas cozinhas brasileiras, o dendê pode ganhar nova função.

O dendê é muito encontrado na região da Bahia, pois foi trazido para o Brasil pelos africanos há muito tempo. Portanto, nos dias atuais se tornou um dos principais ingredientes utilizado nas cozinhas brasileiras, mas também na indústria automobilística. Entenda, nesta segunda-feira (06) as propriedades desta fruta e como ela pode ser até biocombustível e participar de outros alimentos. 

Uma palmeira longa, o dendezeiro se firma, principalmente em climas mais tropicais. Seu fruto possui extrema versatilidade, porém ganhou bastante fama pelo seu azeite, muito comum na culinária baiana. Assim, pode-se encontrá-lo em receitas como bobó, vatapá, acarajé, caruru, entre outros. 

Veja ainda: Nutricionistas recomendam linhaça no tratamento de ansiedade

Dendê: saindo das cozinhas para ajudar o planeta como combustível

dendê (2)
Dendê/Fonte: Pixabay

Os humanos conhecem o dendê desde a época dos faraós, os quais, de acordo com registros, o utilizavam há cerca de 5000 anos. O dendezeiro pode chegar até 15 m de altura e seu fruto pode-se dividir em três partes para utilização.

Assim, sua polpa possui uma cor alaranjada, enquanto a casca de sua amêndoa é bem dura, protegendo-a. Nesse ínterim, sua parte externa se parece muito com coquinhos, podendo até mesmo haver confusão entre ele e outras espécies. 

Vale ressaltar que a principal parte usada para fazer o azeite de dendê é a sua polpa. O oil palm, como também é conhecido, tem uma produção maior que a dos óleos de girassol, mamona e soja, podendo render até 5 toneladas por ano. 

Além disso, não se usa o dendê somente na cozinha, uma vez que seu aproveitamento também pode chegar ao biodiesel, o qual acaba substituindo ou sendo misturado ao óleo diesel. De acordo com a Embrapa, isso só é possível pela cultura promissora do dendê no Brasil, pois tem sido a de maior potencial econômico entre as culturas.

Dentre as mais variadas funcionalidades deste fruto está o seu uso em alimentos como chocolates, sorvetes, biscoitos e margarinas. Além disso, também integra sabões, sabonetes, lubrificantes, produções de glicerina, detergentes e outros produtos. 

Já para a saúde inclui-se muitos benefícios do dendê devido ao seu valor nutricional rico em vitaminas A e E, as quais cuidam da saúde dos olhos e da pele. Ademais, ele também atua como antioxidante, combatendo radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças degenerativas, tais como câncer e Alzheimer.

Comentários
Loading...