Alessandra Martins, é Engenheira de Formação e apaixonada por Escrita e Leitura, vive atualmente em João Pessoas-PB,...

Como cultivar pepino em vaso, diurético natural, rico em potássio; (03)

O pepino possui inúmeros benefícios para saúde. Cultive em vasos em um canto na sua casa.

Pepino é uma hortaliça composta por 95% de água sendo usado em diversas receitas. Além disso, é rico em minerais e antioxidantes, desempenhando papel importante no combate ao envelhecimento precoce. Veja mais aqui na sessão Robson Lemes do site Tecnonoticias.

Um alimento quase neutro em sabor, mas extremamente rico em benefícios. Baixíssimo em calorias, mas elevado em nutrientes e fibras. Dentre os seus principais benefícios quando consumidos estão a perda de peso e o combate ao câncer.

Conhecido desde os tempos antigos como benéfico para a pele, o pepino é um hidratante natural que também auxilia na digestão. Um excelente antioxidante que previne e trata doenças.

Veja também: como cultivar morangos em mini estufas.

Como cultivar pepino em vaso, diurético natural, rico em potássio; (03). Reprodução: Alessandra Martins.
Como cultivar pepino em vaso, diurético natural, rico em potássio; (03). Reprodução: Alessandra Martins.

São diversas propriedades que você pode obter cultivando em casa, em um vaso médio ou grande. É uma hortaliça da ordem das cucurbitáceas como a abóbora e o chuchu.  

Com cultivar em vaso

O cultivo em vasos é uma das maneiras mais práticas de cultivar hortaliças e plantas ornamentais. Plantas que produzem frutos e folhas comestíveis tem melhor aproveitamento destes, quando cultivada em vasos.

O cultivo em vaso é ideal para quem deseja produzir principalmente para consumo próprio. Entretanto, também é possível investir em uma produção comercial de pepinos em vaso.

Materiais: vaso próprio para plantas ou balde, terra ou substrato (50% de terra vegetal ou de jardim, 10% de areia e 40% de esterco ou húmus de minhoca) sementes próprias para plantio. Você pode usar farinha de osso para adubar a terra antes do plantio.

Como cultivar pepino em vaso, diurético natural, rico em potássio; (03). Reprodução: Alessandra Martins.
Como cultivar pepino em vaso, diurético natural, rico em potássio; (03). Reprodução: Alessandra Martins.

Use até 4 sementes para semeadura, pois você precisa de apenas 2 plantinhas para escolher a de melhor desenvolvimento, que irá ser usada para produção de pepinos.

Confira aqui: Benefícios do boldo para o organismo.

Procure colocar sua planta em um local arejado, onde as temperaturas não ultrapassem os 30° C, mas essa planta precisa de sol por algumas horas, diariamente. Por ser uma planta que cresce como arbusto é importante manter a relação temperatura e umidade sempre em equilíbrio.

Com o desenvolvimento da planta, será necessário fazer um tutoramento, isto é, um suporte para sustentar a planta, que pode ser feito usando um cabo de vassoura. O pepino se desenvolve bem em qualquer época do ano.

Em até 60 dias a planta florirá e os primeiros frutos surgem que devem ser colhidos quando atingirem uma média de 30 cm de comprimento. A produção pode se estender por mais de 3 meses.

Como consumir pepino no dia a dia

Pepinos combinam com tudo, da salada ao suco, tudo pode ser criado usando o pepino. Entretanto, o uso mais comum é em saladas ou na forma de picles, uma espécie de conserva de pepinos tradicional nas culturas orientais.

Em conclusão, para você colocar o pepino na sua dieta, é fácil, e você ainda pode adquirir uns hobbies. É fácil de plantar, fácil de colher e versátil na hora de consumir. Aproveite.

Não deixe de ler: como cultivar melancia na varanda.

Comentários
Loading...