Chá de salsa é bom para quê? Veja as importâncias de beber

Veja as importâncias de beber

Foto do revisor (Robson Lemes)
Revisado por: (Robson Lemes)
Anúncio


Hoje, dia 24 de janeiro de 2022, sessão Robson Lemes, do Tecno Notícias, falaremos sobre a perfumada salsa. Acompanhe a coluna e confira várias novidades sobre plantas e seus usos.

Continua depois da publicidade

Salsa faz parte do famoso “cheiro verde” brasileiro. Primeiro, é o tempero mais comum em todo país, com cebolinha e coentro. É a base da condimentação, do “borogodó” do gostinho do Brasil.

Tem um sabor marcante, para o consumo a erva tanto fresca quanto desidratada é maravilhosa. Tem inúmeros usos na culinária, bem como na medicina popular, apesar de ter origem europeia.

Continua depois da publicidade

Leia: Cheiro-verde: passo a passo para cultivar salsa, coentro e cebolinha em casa – Tecnonoticias

Continua depois da publicidade

folhas de salsa - Reprodução Canva Salsa – Reprodução: Canva
Chá de Salsa: Petroselinum crispum
Só brota por sementes, não adianta colocar as folhagens na água ou na terra. Todavia a taxa de germinação é muito alta brotando facilmente. Além disso, a partir de 2 meses estão em tamanho ideal para consumo.
Benefícios do chá de salsa
Antes de mais nada, a quantidade para uso de qualquer substância fitoterápica é importante. Usar tudo com parcimônia, a quantidade de um sachê de chá (10 gramas) é o suficiente para o uso medicinal caseiro. Enquanto pastas para unguentos já necessitam de um maço inteiro de folhas.

Uso diário traz reforço antioxidante que previne o câncer. Igualmente tem efeito antidepressivo e calmante. Ao passo que é relaxante atua diminuindo diversas dores e até mesmo aquela mais difícil de aguentar: dor de dente.
Chá de salsa é bom pra quê?
Agora se tem dor de cabeça, utilizar chá gelado de salsa sem açúcar. Contudo, se tiver origem estomacal, suco de limão com chá salsa sem adoçar resolve. Assim também é usada como antigripal. Desde que a dor possa ser tratada em casa e que tenha a mão a erva seca ou fresca, de preferência orgânica, faça uso.

Enfim é diurética atuando no bom funcionamento dos rins, diminuindo açúcar no sangue. Em outras palavras é diurética e auxilia no controle da (diabetes) e hipertensão.
Segundo a cultura popular é afrodisíaca, por ser estimulante e revigorante, tanto quanto deixa a mente mais leve.

Nutrientes da salsa

Óleo essencial: apiole, myristicina, limoneno, eugenol (usado por dentistas);
Cumarinas, glicosídeo, flavonoides;
Proteína, betacaroteno, vitamina (C e K);
Ferro, magnésio, histidina e cálcio.
Fibras.

Leia: Broto de bambu: um palmito incrível, conheça essa raridade de bambu – Tecnonoticias

Carregando comentários aguarde...
...