Redatora e Revisora - Com três anos de experiência no mercado, já escreveu para 3 sites diferentes. Atualmente escrev...

Brócolis romanesco: o vegetal que já foi modelo traz benefícios à saúde

Um dos brócolis mais interessantes da família pode te beneficiar.

Parece até uma planta que saiu do fundo do oceano, mas é apenas o brócolis romanesco, um vegetal que pode surpreender a sua cozinha e o seu paladar. Confira, nesta quarta-feira (08), os nutrientes e vitaminas contidos nesta hortaliça e ainda descubra curiosidades sobre ela.

Antes de mais nada, é importante dizer que o brócolis romanesco é, na verdade, a inflorescência comestível. Ou seja, a parte da flor de uma planta, a qual pertence a uma variedade da família da couve-flor, brócolis, couve, repolho e couve de Bruxelas. Seu formato lembra uma espécie de pinha espiralada, o que, frequentemente, a faz ser utilizada para exemplificar formas fractais da natureza.

Veja ainda: Pequi: conheça o fruto sertanejo que conquistou os corações

Brócolis romanesco já foi modelo científico

Brócolis romanesco/Fonte: Pixabay
Brócolis romanesco/Fonte: Pixabay

De origem italiana, o brócolis romanesco surgiu em Roma e tem feito grande papel no ensino da botânica, visto que ilustra as leis da filotaxia, ou seja, um padrão de distribuição de folhas ao longo de caule das plantas. 

Além disso, o vegetal atuou como modelo para a foto de maior resolução da história, retirada através da maior câmera digital do mundo. O fato aconteceu no ano de 2020, no observatório Vera Ruben, no Chile. A fotografia do brócolis romanesco teve 3,2 bilhões de pixels e foi retirada através de um sensor testado no laboratório SLAC National Accelerator.

Portanto, além das curiosidades acerca deste vegetal, vale ressaltar que ele não existe apenas para decorações, apesar de possuir uma imagem muito parecida com certas espécies de cacto. Mesmo porque, ele é muito benéfico à saúde quando introduzido na alimentação diária. 

Confira também: Cumaru: baunilha brasileira surpreende com suas propriedades

Vitaminas e nutrientes benéficos à saúde desta hortaliça

Sua riqueza se dá, principalmente, pela quantidade de vitamina C que ele possui, pois, aumenta a imunidade, prevenindo gripes e combatendo ações de radicais livres. Ademais, ele também possui um alto teor de minerais como cálcio; magnésio; fósforo; ácido fólico; e cobre.

Assim também, a vitamina S que o brócolis romanesco tem é fundamental para prevenção de doenças ósseas, tais como raquitismo e osteoporose. Nesse ínterim, ele também confere uma ação anti-inflamatória, a qual com a clorofila auxilia no sistema de defesa do organismo.

Este vegetal ainda possui fibras solúveis, as quais auxiliam no emagrecimento e garantem um bom funcionamento do trânsito intestinal, além de ajudar no processo de fortalecimento dos músculos.

 Em conclusão, o brócolis romanesco também é uma fonte de vitamina do complexo B9. Esta é fundamental para o sistema cognitivo trabalhar corretamente. Isso porque faz com que a saúde do cérebro esteja em perfeitas condições, principalmente na formação dos bebês já que o ácido fólico é essencial no período gestacional.

Comentários
Loading...