Aprenda o segredo da costela suína assada: desgruda do osso e derrete na boca

Costela suína assada - Fonte: Canva
Costela suína assada - Fonte: Canva

Hoje, terça-feira, 08 de março de 2022. Na sessão Robson Lemes, doTecnoNotícia, apresentaremos a receita passo a passo da costela suína assada. A costela suína é um patrimônio da culinária brasileira. Pode ser servida em qualquer ocasião, porém é muito consumida em comemorações e churrascos com aquela cerveja gelada, claro.

Uma receita simples de fazer, o segredo para um bom resultado está na hora de escolher a carne, opte sempre por um mercado ou açougue em que você confie. Escolha a peça com menos gordura e de uma aparência limpa e fresca.

Sem mais enrolação, vamos à receita

Leia: sagu com suco de uva: siga o passa a passo dessa receita e nunca mais erre

Ingredientes:

Costela suína
Pimenta-da-Jamaica
Pimenta-do-reino preta
Semente de coentro
Semente de mostarda
Cominho em grão
Zimbro
Semente de cumaru
Café em grão
Sal
Azeite
Melaço de cana
Vinagre de maçã
Tomilho
Casca de limão taiti
Canela em pau

Confira também: passo a passo para um delicioso risoto de frango: inacreditável como fica cremoso

Como preparar a costela suína assada
Aprenda o segredo da costela suína assada: desgruda do osso e derrete na boca - Fonte: Canva Aprenda o segredo da costela suína assada: desgruda do osso e derrete na boca – Fonte: Canva

Primeiramente retire toda membrana da costela, faça um corte na membrana por cima do osso e vá removendo. Isso vai ajudar que o osso da costelinha saia quando ela assar.
Coloque azeite de oliva por toda a carne, passe o azeite completamente, pois assim os temperos vão grudar na carne. Não é necessário furar a costelinha.
Misture a pimenta-da-Jamaica (moída), pimenta-do-reino preta (moída), semente de coentro (moída), semente de mostarda (moída), cominho (moído), zimbro (moído), semente de cumaru (moída).
Em seguida passe o tempero por toda a carne, formando uma crosta de tempero. Se você não tiver moedor, compre os ingredientes já moídos e o sal a gosto. Além disso, se você não gosta de algum desses temperos pode retirar.
Após isso coloque a carne sob uma folha de papel alumínio e coloque ervas frescas, tomilho e o louro, feche a peça de costelinha com o papel alumínio e faça mais uma camada de papel alumínio, se notar que está frágil, faça uma terceira.
Coloque numa assadeira e leve ao forno pre ido a 180 °C, deixe assar por 2 horas. Após isso, desligue o forno e deixe a costelinha lá, vou te ensinar a fazer um molho para dar aquele toque final.
Coloque em uma panela um pedaço da casca de limão, canela em pau, tomilho e o melaço de cana. Se você não tiver melaço, pode colocar mel e se você não tiver o mel pode ser açúcar mascavo.
Na mesma panela coloque o vinagre de maçã, pode ser vinagre de álcool, vinho branco e até mesmo limão. O importante é que você respeite a proporção de 1:05, ou seja, se você colocou 100 ml de melaço, coloque 50 ml de vinagre ou seus substitutos.
Adicione também sal, manteiga, pimenta-do-reino a gosto. Deixe em forno médio e mexa até que forme uma calda. Após 2 minutos, a calda estará pronta.
Abra o papel alumínio e regue toda a costelinha com a calda e leve ao forno na maior temperatura do seu forno. Deixe no forno até caramelizar bem.

Veja mais: nunca mais jogue fora o arroz depois dessa receita de bolinho de arroz!