Alho-Poró na Roma Antiga: quais as origens e benefícios da verdura

alho-poró - verdura (2)
Alho-Poró/Fonte: Pixabay

Quando se fala em alho, a primeira coisa que vem à cabeça é aquela hortaliça que usamos para temperar e cozinhar alimentos. No entanto, nesta quinta-feira, 11 de novembro, nossa equipe o convida a conhecer o alho-poró. Entenda mais sobre suas propriedades, qual a sua origem, e como pode ser bem aproveitado para ajudar no corpo humano.

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que o alho-poró é totalmente distinto do alho comum que usamos diariamente. Enquanto um possui um aspecto mais parecido com dentes, dos quais vamos destacando conforme o uso, o outro tem um formato mais parecido com cebolinhas, porém com o caule mais espesso.

Veja mais: Legume de hoje: veja algumas combinações atrativas com berinjela
Viagem à História: de onde vem o alho-poró?
alho-poró - verdura (1) Alho-Poró/Fonte: Pixabay

Para entender quais as propriedades do alho-poró, primeiramente, é necessário saber quais suas origens. Também conhecido com alho porro, os primeiros a notarem esta planta foram os ingleses. Entretanto, com o tempo, ele se tornou muito conhecido no País de Gales. Por lá existe até um dia específico no qual se cozinha pratos à base desta verdura.

Uma curiosidade interessante sobre seu uso neste país é que ele acabou se tornando seu principal símbolo de nacionalidade. Isso aconteceu porque nas batalhas contra os saxões, os elmos dos guerreiros gauleses continham a planta para ajudar a diferenciar no momento da luta.

No entanto, apesar de ser muito conhecido nestes países europeus, o alho-poró é cultivado, também, há milhares de anos na Ásia Central. Ademais, os antigos egípcios, romanos e gregos aprenderam desde cedo que a planta traz muitos benefícios à garganta. Portanto, eles o comiam antes de fazer seus discursos. Além disso, também mantinham na sua alimentação diária para manter suas vozes fortes e eloquentes.

Confira também: Pepino na geladeira? Aprenda a fazer o fruto durar mais
Os benefícios desta verdura na alimentação
O alho-poró possui muitas propriedades que regulam o sistema imunológico humano. Levando em conta todas as suas vitaminas e nutrientes, recomenda-se mantê-lo no dia a dia. Isso porque ele contém ácido fólico, vitamina A, B e C, bem como ferro, fósforo, potássio e cálcio.

Em mulheres grávidas, o consumo do alho-poró ajuda na formação da rede neural e sistema nervoso do feto. Dentre seus benefícios estão seus antioxidantes e fibras. Estes são responsáveis pelo combate dos radicais livres e também no auxílio ao processo digestivo. Como bônus, ele ainda elimina os líquidos acumulados no corpo e suas toxinas.