Hoje, 15/10, o  Blog Cozinha Fácil do Tecno Notícias traz para você uma receita especial de biscoito de grão de bico. Esses biscoitinhos são uma boa pedida para quem possui restrições alimentares em relação ao glúten, sejam veganos, ou mesmo quem está cuidando da alimentação.

Isso porque os biscoitos são integrais, veganos, sem glúten, portanto saudáveis! Além disso, eles demandam apenas 45 minutos para ficarem prontos, sendo apenas 25 de preparo. Portanto, são muito práticos também.

A receita é fácil e rende 12 porções. E além disso, você também pode fazer sua própria farinha para o biscoito de grão de bico, conforme veremos abaixo. Continue lendo e dê mais um passo em direção à alimentação equilibrada e saudável.

Também leia: Vitaminas de frutas: 4 receitas refrescantes e fáceis de fazer, confira

biscoito de grão de bico
Aprenda a fazer uma deliciosa receita vegana e sem glúten em apenas 45 minutos (Imagem: Tempero Alternativo)

Como fazer biscoito de grão de bico

Confira abaixo os ingredientes para fazer essa deliciosa receita de lanche!

Ainda, na sequência confira como fazer sua própria farinha de grão de bico. Dessa maneira, ficará à sua escolha utilizar uma farinha comercializada, pronta ou produzir a sua de forma artesanalmente.

Ingredientes

Para fazer o biscoito de grão de bico você vai precisar de:

  • 01 xícara de farinha de grão de bico;
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/4 de colher de chá de sal;
  • 01 colher de chá de orégano;
  • 02 colheres de sopa de água;
  • 01 colher de sopa de leite de coco;
  • Sementes de gergelim para decoração;
  • Papel manteiga para a forma.

Modo de preparo

Antes de iniciar o preparo do biscoito de grão de bico coloque o forno para pré-aquecer em 180ºC e forre uma assadeira com o papel manteiga. Então, mãos à massa!

Primeiramente, misture todos os ingredientes secos. Após, adicione o azeite de oliva e o leite de coco e misture bem.

Em seguida, comece a adicionar a água aos poucos. É muito importante que ela não seja colocada toda de uma vez, mas progressivamente.

Vá adicionando a água até que a massa de biscoito de grão de bico obtenha uma textura firme, mas não quebradiça, e modelável. Por fim, sove-a por cerca de 1 minuto.

Coloque a massa em um refratário e a cubra com um pano limpo e umedecido, deixando-a descansar por 10 minutos.

Finalmente, espalhe farinha em uma superfície lisa e abra a massa com auxílio de um rolo. Então, corte unidades do biscoito de grão de bico e as transfira para a assadeira.

Ainda antes de assá-los, pincele um pouco de azeite de oliva sobre os biscoitos e jogue os grãos de gergelim sobre eles. Leve-os ao fogo e deixe assar por 20 minutos ou até que estejam dourados.

Como fazer sua própria farinha de grão de bico

Conforme já apontado, você tem a opção de adquirir a farinha pronta ou fazer a sua própria farinha para o biscoito de grão de bico.

Fazer sua própria farinha é muito fácil, aliás. Além disso, isso permite que você tenha controle da qualidade do que está sendo consumido ao mesmo tempo em que economiza.

Pois bem. Para fazer sua farinha basta moer 500 gramas de grão de bico em um processador ou liquidificador. Mas cuidado! Esses grãos requerem prévia higienização, assim como devem ser escolhidos, separando-se os eventualmente estragados.

Outro ponto importante é que a moagem é feita com o grão não cozido. Portanto, o indicado é que ela seja realizada em quatro etapas para não comprometer a saúde do instrumento usado para fazê-la.

Assim, realize a moagem dos grãos para fazer o biscoito de grão de bico em partes. Por fim, peneire-a e pronto! Você tem a sua própria farinha!

Confira agora: Como higienizar frutas e legumes corretamente em 3 etapas: veja agora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui